terça-feira, 27 de novembro de 2012

Momento receitinha: Picolé de banana

Vontade de tomar aqueeeeeeeele sorvete (cheeeio de gordura trans)???? Essa receita é uma ótima opção de sobremesa para os dias de calor e muitoooo mais nutritiva!
 
Picolé de banana
 
INGREDIENTES:
- 2 bananas
- Iogurte grego
- Amêndoas picadas
- Canela

PREPARO:
1. Forre uma bandeja com papel vegetal;
2. Misture o iogurte grego com a canela;
3. Descasque as bananas;
4. Corte as pontas das bananas e insira palitos de picolé;
5. Passe as bananas no iogurte grego com canela e nas amêndoas;
6. Arrume as bananas no papel vegetal e coloque no freezer ou congelador por aproximadamente 50 minutos. As bananas ficarão cremosas e firmes, mas não completamente congeladas. Delicioso!
Fonte: Advanced Nutrition
 
 

E por falar em bananas...veja as diferenças entre elas:
 
 

Elas...as OLEAGINOSAS!

Muita gente ainda tem medo de comer as deliciosas castanhas por medo de engordar ou por serem gordurosas, mas a verdade não é bem essa, aliás, não é naaaada disso!
As castanhas (do pará, macadâmia, amêndoa, noz, de cajú, pistache, etc) realmente são ricas em gorduras...BOAS!!! Essa é a principal diferença e devem ser consumidas diariamente.
Vale lembrar que elas devem ser consumidas na sua forma natural, ou seja, sem casquinhas em volta, sem caramelo e sem sal, importante também dizer que é sempre melhor comprá-las fresquinhas e não nos supermercados. Lugares interessantes para adquirí-las são lojas de produtos naturais, os mercadões que temos por aí (aliás, esses são um capítulo á parte!)
Vamos então aos benefícios que as deliciosas castanhas nos trazem:
 
1. Vitamina E: Essa vitamina é um poderoso antioxidante, ou seja, previne o envelhecimento celular, além de proteger outras substâncias mais "sensíveis" dentro de nosso organismo, como o ômega 3 por exemplo, além disso, é fundamental para os praticantes de atividades físicas, previne doenças cardiovasculares, muito usada também no ambiente hospitalar, protege células nervosas, auxilia na redução do colesterol e pressão arterial. (Tudo de bom né??!!!)
 
2. Gorduras boas: Esse tipo de gordura não se acumula na parede dos vasos, ou seja, não causa  entupimento dos mesmos. Claro que, como toda a gordura, devemos seguir as recomendações de consumo e não exagerar porque elas também tem calorias!!!
 
3. Eles...os minerais: Magnésio e Zinco: O magnésio promove vasodilatação, ou seja, melhora a circulação e a vascularização.
O Zinco por sua vez, também é antioxidante, participa de vários processos do nosso metabolismo, além de ajudar na remoção de gás carbônico no sangue.
 
Então...já sabe, nada dessa bobagem de não comer castanhas porque tem gordura...tem simmmmmmm, gordura da boa, da óóótima! Ok, mas sem exageros, 30 gramas por dia é o necessário para suprir as necessidades da maioria dos indivíduos, no caso de atletas, a porção aumenta um pouquinho, mas essa é oooutra história...
 

E a mais popular de todas, sem dúvidas é a castanha-do-Pará (Aqui faço um PS pra dizer que tive a honra de ter aula na especialização com a nutricionista que descobriu que 1 castanha-do-Pará por dia é o suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio...realmente, inteligentíssima!), então, aqui vai mais um pouquinho sobre ela.