Em tempos onde ficamos mais fora de casa do que gostaríamos, afinal de contas, o que levar para comer no trabalho?
Muita gente acaba sabotando sua reeducação alimentar por comer bobagens, beliscos e petiscos fora de casa, então a primeira dica é se organizar! No dia anterior, sempre deixar sua "lancheira" já arrumada, pois as chances de não dar tempo de arrumá-la antes de ir para o trabalho pela manhã são grandes e aí entram em cena as lanchonetes, cantinas, as padarias e as vizinhas de mesa/baia, tão solícitas, sempre têm um bolinho e alimentos "engordiet" á oferecer para suas vizinhas.
Os lanches nos intervalos das principais refeições são importantíssimos e não podem ser esquecidos, eles auxiliam a glicemia a se manter em níveis adequados, estimulam o funcionamento do metabolismo e ainda, para que não se chegue a próxima refeição principal com fome excessiva (e correr o risco de devorar tudo o que estiver ao alcance).
Vamos ás sugestões então!
1. Oleaginosas: São as famosas castanhas, elas podem e DEVEM fazer parte de uma dieta saudável, contém gorduras boas, daquelas que não se acumulam na parede das artérias, são fontes de vitaminas e minerais e se consumidas com moderação, só farão bem, mas atenção, elas são sim calórias, portando, 30 gramas (um punhado) são o suficiente!
Aqui vale fazer um P.S: Muito cuidado ao comprar castanhas, elas devem ser de boa procedência, compradas em locais de confiança, cuidado com aquelas que já vem embaladas nos supermercados, estas não são opções tão boas, uma vez que estão acondicionadas em plástico, sujeitas ao calor e á proliferação de microorganismos, afinal, é um ambiente ideal para eles...quente e contém alimento. Aqui vai um depoimento pessoal: todo nutricionista que se preze, vai ao supermercado para fazer compras e também para observar o todo, as novidades, valores, enfim, os produtos em geral, pois bem, numa dessas, eu mesma encontrei VÁRIAS embalagens dessas castanhas SUPER MOFADAS, provavelmente estavam ali há tempos, por mais que a validade estivesse dentro do prazo, portanto, fiquem atentos e devolvam esses produtos ao responsável do local.
2. Iogurte: Os iogurtes são ótimas opções para os lanches, mas prefira as versões desnatadas. Por conter proteínas, auxiliam no processo de saciedade, Aliviando aquela fome de final de tarde (que é quando os níveis de serotonina caem e tendemos a comer mais).
3. Barra de cereais: E aqui tenho recomendações específicas! Nos deparamos com várias marcas de barrinhas nos supermercados, mas qual escolher? Fique atento ao teor de fibras, algumas delas tem muito mais gordura e açúcares do que realmente deveriam ter, já que a proposta das barrinhas, é oferecer fibras.
Este blog não tem a intenção de fazer propaganda, mas o que é de qualidade pode, deve e merece ser compartilhado, aí vão 2 sugestões de barrinhas de cereais de qualidade: Mãe Terra http://www.maeterra.com.br/site/index.php e Fibraxx http://www.fibraxx.com.br/index.asp
4. Biscoitos: Bom, esses aqui merecem toda a atenção, afinal de contas, bolachas nos lanches podem ser consumidas? A resposta é sim! Mas atenção á QUANTIDADE e QUALIDADE desses alimentos, dê preferência aos biscoitos sem recheio, sempre que possível, prefira a versão integral desses alimentos e a quantidade...bom esta não deve ultrapassar o equivalente á 1 porção, que em média são 4 biscoitos.
5. Frutas: Essas sempre são ÓTIMAS opções para os lanches, seja a própria fruta, o suco de frutas ou ainda uma vitamina de frutas. Ricas em vitaminas e minerais, são opções super saudáveis para os intervalos das refeições, procure sempre variar as frutas e se o local de trabalho permitir, ainda é possível deixar o lanche ainda mais saudável acrescentando fibras ás frutas.
6. Lanches: Temos ainda a opção de fazer lanches mesmo, com pão integral, queijo magro e peito de peru por exemplo, olha aí...mais uma vez as proteínas presentes na composição! Aqui, pode-se trocar as fatias de pão por torrada, por exemplo.
*Podemos ainda acrescentar chás, leite fermentado ou mesmo leite para acompanhar e enriquecer os lanches.
*Podemos ainda acrescentar chás, leite fermentado ou mesmo leite para acompanhar e enriquecer os lanches.
Vale lembrar que: dicas são sempre bem vindas, contudo, a alimentação varia de acordo com preferências, estado de saúde/presença de doenças e atividade física.
Enfim...as opções são muitas! Vale lembrar também que você deve respeitar o grupo alimentar proposto para os lanches de acordo com as orientações do nutricionista e variar o máximo possível, dentro das porções, afinal, alimentação antes de tudo, deve ser um prazer!
muito bom esse post...sempre acabo cometendo o erro de comer besteira nos intervalos...obrigado pelas dicas.
ResponderExcluirPrimeiramente, obrigada! =)
ResponderExcluirSegundo, uma vez que o erro já foi identificado, agora é só aderir ás dicas e fazer lanches mais saudáveis, isso vai fazer toda a diferença!