sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dietas da moda

Somos imediatistas e como somos!
E o que isso tem á ver com dietas? Tuuuudo!
Sempre queremos uma solução rápida para nossos  problemas e nessas...a gente acaba nem sempre fazendo as melhores escolhas. E assim é com a maioria das famosas dietas da moda.
Nós, mulheres, temos uma ansiedade gigante de entrar naquele vestido, uma necessidade inenarrável de entrar na calça nº 38 e fazemos qualquer coisa para obter resultados, certo?! Inclusive passar dias tomando somente sopas, sucos, ou  “shakes” e afins durante semanas certo??? Nós não! Me incluam bem fora dessa.
O problema é que as pessoas não param para pensar que Deus nos deu o corpo para CUIDAR e a alimentação É SIM uma forma de cuidar, essa máquina maravilhosa precisa de várias coisinhas para funcionar: carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais, fibras, água. Precisamos de colesterol siiiiimmm, precisamos! A matemática é muito simples: se eu como mais do que gasto = acúmulo, pois nosso organismo poupa para um possível período de necessidade, ele é perfeito, pensa em tudo, nós que estragamos ele.

O que fazer?
Primeiramente, parar de acreditar no que essas revistinhas não científicas dizem, porque se vocês lerem as letras miúdas...sempre está lá, tenha uma alimentação balanceada e pratique atividade física.
Nós, seres saudáveis, sem patologias, sem nenhuma restrição prescrita por médicos ou nutricionistas (!!!) podemos comer de tudo em quantidades moderadas...M-O-D-E-R-A-D-A-S.. A questão é fazermos escolhas inteligentes e racionais, para se alimentar bem, é necessário parar e pensar no que está comendo, nas escolhas.
Nós temos dietas de tudo hoje, cabe a nós, pensar: a que preço eu vou emagrecer? A maioria delas restringe nutrientes importantes para nosso organismo, ficaremos lindos por fora e podres por dentro???
Aí vão algumas dicas:

1. Devemos nos alimentar de 3 em 3 horas, regularmente.
2. Incluir alimentos integrais na alimentação: pães, arroz, biscoitos, hoje em dia, esse mercado é muito crescente, variado e acessível.
3. Ingerir de 8 a 10 copos de água por dia!
4. Preferir sucos de frutas naturais, com pouco ou nenhum açúcar, por favor!!!
5. Frutas, frutas, frutas: incluam no café-da-manhã com algum tipo de fibra, como a aveia por exemplo e nos demais lanches do dia, bem como nas sobremesas.
6. Iniciar as refeições pela salada, que deve ser temperada preferencialmente com azeite de oliva e POUCO ou NENHUM sal.
7. Além da salada, incluir verduras cozidas.
8. Preferir carnes magras, assadas, cozidas ou grelhadas e retirar a gordura visível das carnes.
9. Preferir leite e derivados na versão desnatada.
10. Evitar frituras, refrigerantes, alimentos industrializados.

Bom, essas são apenas algumas dicas, vale lembrar que cada um deve procurar um profissional especializado, para que seus objetivos sejam atingidos, sempre prezando pela saúde!!! Um profissional capacitado vai fazer os cálculos das SUAS necessidades e vai adequar seu cardápio de acordo com seus hábitos e preferências.






Nenhum comentário:

Postar um comentário